Casa na avenida Rio Branco, com a rua Apodi - Foto de 1944. |
O espetáculo Natal: Encruzilhada do Mundo vai contar as histórias que fizeram de Natal uma verdadeira encruzilhada, passeando por vários momentos históricos e marcantes, que ficaram (ou não) na memória do natalense.
Uma das fases abordadas será, sem dúvidas, a época da Segunda Guerra Mundial, quando Natal ainda com pouco mais de 30 mil habitantes, foi "invadida" por 40 mil soldados americanos. O resultado muitos já sabem: coca-cola, chiclé, música e hamburguer! E claro, muitas natalenses caidinhas de paixão pelos olhos azuis e uniformes cheirando a guerra.
Nesta época, o historiador Durval Muniz lembra que a Ribeira tornou-se um bairro boêmio, com casas noturnas, e eram comuns brigas e disputas - como uma espécie de marcação de território - entre os americanos e moradores locais. A principal diversão dos americanos era a música: big bands, jazz e soul embalavam as noites dos soldados, contagiando também a população natalense, que tomava as largas calçadas das casas.
Giovanna e Lulu interpretam duas mulheres do período da Segunda Guerra. Foto: Joanisa Prates |
As atrizes Giovanna Araújo e Lulu Albuquerque interpretam duas mulheres dos anos 1940 que alimentam desejos distintos, mas descobrem que apesar das diferenças, ambas possuem objetivos em comum. Elas vivenciarão o período da Segunda Grande Guerra na nossa cidade, evidenciando o perfil da mulher da época, quando Natal vivia imersa numa sociedade machista, na qual as mulheres da elite eram preparadas para casar - algumas eram internadas como loucas por motivos morais, por perder a virgindade antes do casamento ou adultério. Já as mulheres populares gozavam de maior liberdade, circulavam em lugares públicos, trabalhavam nos hotéis e, com certeza, eram mais felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário