Direção e Roteiro



LUIZ FERNANDO MARQUES | direção
Diretor,  dramaturgo e produtor do Grupo XIX de Teatro

Nascido em Santos, integra o Grupo XIX de Teatro, desde 2001, sendo diretor e co-criador dos espetáculos: Hysteria; Hygiene; Arrufos; Marcha para Zenturo e Nada aconteceu Tudo acontece Tudo está acontecendo. Fora do XIX, criou e dirigiu as peças Negrinha; Dias raros, com o Teatro da Travessia; Festa de Separação: um documentário cênico; Dizer e não pedir segredo com Teatro Kunyn;  Aquilo que meu olhar guardou pra você com Magiluth (PE) e Inservíveis com Usina de Arte (AC). Suas peças já foram encenadas em 100 cidades no Brasil e 24 no exterior (Cabo Verde, França, Guiana Francesa, Inglaterra, Itália e Portugal) sendo feitas em inglês, francês e italiano.  Ao longo de sua trajetória acumula entre prêmios e indicações mais de 15 menções nos principais prêmios do país : Shell, APCA, Cooperativa Paulista de Teatro, Bravo!, Qualidade Brasil entre outros. Desde 2008, é orientador do Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André. 

PAULO ARCURI | codireção
Ator, Diretor, Jornalista e Educador 

Ator formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, em 2004, com pós-graduação no quadro de prática teatral do Master 1, Arts du Spectacle, pela Universidade Paul-Valéry Montpellier III, na França, orientado pelo Professor Doutor Philippe Goudard, em 2010 – 2011. Participou de diversos cursos e oficinas de aperfeiçoamento como Direção Teatral, na Escola Livre de Teatro, com orientação de Luiz Fernando Marques, Núcleo de Interpretação, ministrado pela Cia do Feijão e O Ator Criador, pesquisa e prática de montagem ministrada pelo Grupo XIX de Teatro.

ALEX CORDEIRO | assistente de direção e coord. pedagógico
Ator e diretor, integrante da Bololô Cia Cênica

Compõe o elenco de “A Mar Aberto” (Prêmio Miryam Muniz 2011/Circulação) do Coletivo Artístico Atores à Deriva. Como diretor assina “O Bizarro do Steven” (Prêmio Miryam Muniz de Teatro 2009) do Grupo de Teatro Facetas; “Todo Avental” (Edital BNB de Cultura 2010) da Bololô Cia Cênica; compartilha a direção com a Cia Luna Lunera/MG de “Retrato do Artista quando coisa” (Prêmio Miryan Muniz de Teatro 2011), também da Bololô Cia Cênica e compartilha a direção de “Aboiá” (Prêmio Miryan Muniz de Teatro 2012), do Grupo de Teatro Arquétypus. Atualmente integra o corpo de criadores da Bololô Cia Cênica.

LUANA MENEZES | dramaturgia
Atriz e dramaturga da Bololô Cia Cênica

Graduada em Teatro (2012) e mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atriz, dramaturga e integrante fundadora da Bololô Cia. Cênica. Integra também o Arkhétypos Grupo de Teatro, coordenado pelo diretor e Prof. Dr. Robson Haderchpek. Em 2011, atuou como dramaturgista do espetáculo Quer Tc?, contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna de Dança 2011. Em 2012, estreou o espetáculo Retrato do Artista Quando Coisa (Bololô Cia. Cênica), no qual atua como atriz-criadora e dramaturgista.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário