|
Ponto de partida. Foto: Tiago Lima |
O primeiro encontro do Natal: Encruzilhada do Mundo aconteceu no dia 9 de outubro de 2013, com a participação de praticamente toda a equipe de técnicos, atores e direção. A presença do Luiz Fernando Marques, o Lubi – do grupo XIX de teatro (SP) – foi essencial para dar o pontapé inicial no processo criativo do projeto. Ele é o diretor do espetáculo, junto com Paulo Arcuri (SP) e assistência de Alex Cordeiro (RN).
Nesse primeiro momento, além das apresentações da equipe, o historiador e professor Durval Muniz, também presente na ocasião, deu a sua grandiosa colaboração com uma breve aula sobre a história de Natal no último século, com colocações esclarecedoras, permitindo que a equipe pudesse viajar no tempo e na história da cidade, contextualizando com acontecimentos a nível nacional e global.
|
Paulo Arcuri e Lubi Marques. Foto: Tiago Lima |
|
Durval Muniz, historiador. Foto: Tiago Lima |
Durante a semana que Lubi esteve em Natal, a equipe vivenciou momentos de criação com intensas vivências e dinâmicas de grupo no Espaço à Deriva, no IFRN Cidade Alta e no Departamento de Artes da UFRN. A partir do encontro com o outro foi possível extrair novas ideias e o espetáculo começa a criar moldes e novas formas a cada dia.
Antes de retornar para Sampa, Lubi dividiu os 10 atores em cinco núcleos de duplas, que servirão como base para a estrutura do espetáculo, abordando sempre a ideia de Natal como rota aérea, a encruzilhada do mundo, a vontade de voar para longe, de mudar de ares, de se permitir, de liberdade, e o desejo de ficar.
|
Foto: Tiago Lima |
Até o início de novembro, quando o Lubi retornará a Natal, os atores serão acompanhados pelo codiretor Paulo Arcuri (SP), o assistente de direção Alex Cordeiro e a dramaturga Luana Menezes, ambos do Bololô Cia Cênica. O trabalho corporal está sendo realizado pelos bailarinos Cláudia Viana e Francisco Jr. Nos próximos dias os núcleos trabalham separadamente, para aprofundar e lapidar as cenas propostas e já roteirizadas por Luana.
+++ Saiba mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário